Recarregar o futuro

Uma questão de voltagem.
"Carregar a bateria de veículos elétricos e híbridos depende principalmente de dois fatores: a capacidade da bateria do automóvel e a potência do carregador disponível, e isto influencia os diferentes tempos de carregamento" explica Ramón Calderón, Diretor de Relações Institucionais de e-Mobilidade da SEAT S.A. A capacidade da bateria é a quantidade de energia elétrica que consegue armazenar, enquanto a potência é a quantidade que o carregador pode fornecer ao veículo. "Os condutores de veículos elétricos podem escolher entre vários modos de carregamento: tipo 2 (carregamento lento), tipo 3 (carregamento semirrápido) e tipo 4 (carregamento super-rápido ou ultrarrápido). Dependendo da capacidade de bateria do veículo, da potência do carregador e do cabo de ligação, levará mais ou menos tempo a carregá-lo", explica Ramón.
Durante a noite.
Se tiver um veículo híbrido plug-in ou um veículo elétrico pequeno em casa, pode deixá-lo a carregar durante a noite na garagem com um carregador lento do tipo 2. Com esta opção, o veículo é ligado à rede elétrica através de um adaptador que se liga a uma tomada doméstica (tipo Schuko) para garantir um carregamento seguro. Neste modo, (para uma capacidade de 3,6 kW) a bateria num híbrido leva entre 3 e 4 horas para carregar de 0 a 100% e no caso de um veículo elétrico, demora uma média de 16 horas, dependendo da potência, do cabo e da capacidade da bateria. No entanto, no caso de um veículo de alcance consideravelmente longo 100% elétrico ou plug-in híbrido, como o SEAT Tarraco e-HYBRID, a opção mais conveniente é o modo de carregamento semirrápido tipo 3. Isto requer um dispositivo de carga montado na parede, popularmente conhecido como wallbox, que está equipado com vários sistemas de proteção necessários para a segurança da instalação elétrica e do veículo. "Devido à sua segurança, fiabilidade e velocidade, o uso do modo 3 prevalece sobre o modo 2, à medida que a potência de carga e a capacidade da bateria dos veículos elétricos aumentam", diz Ramón. Este modo permite utilizar potências mais elevadas em casa e, ao mesmo tempo, otimizar os tempos de carregamento de veículos elétricos e híbridos. Um híbrido como o CUPRA Formentor seria carregado em menos de 3 horas e um veículo 100% elétrico em menos de 10 horas em média, dependendo da potência e das características da bateria.
Uma tarde de compras.
Longe de casa, a maioria dos pontos de carregamento de veículos elétricos e híbridos públicos são obrigados a ter carregadores do tipo 3 ou semirrápidos. Neste modo, o veículo elétrico ou híbrido é ligado à rede AC através de conectores Mennekes. Tendo em conta que a potência destes pontos de carregamento público é superior (cerca de 11 kW), o tempo médio de carregamento para um veículo híbrido plug-in será entre 30 minutos e 1 hora, enquanto para um veículo 100% elétrico, o carregamento de 0 a 100% demorará entre 4 e 6 horas.
Uma pausa para o café.
O super-rápido modo 4, destinado apenas a veículos de longo alcance totalmente elétricos, como o CUPRA Born, permite recarregar pelo menos 70% da bateria em pouco mais de 30 minutos (para um carregador de 100 kW), o tempo que leva a parar para um café, e 100% em aproximadamente uma hora. Ao contrário dos modos anteriores, que utilizam corrente alterna, o recarregamento do modo 4 é feita em corrente contínua, o que permite uma carga mais rápida, uma vez que o veículo não tem de fazer quaisquer conversões. O conector padrão mais frequentemente utilizado para este tipo de carregamento de veículos elétricos e híbridos é o CCS. "Dado o seu preço elevado e custo de instalação, estes carregadores não são feitos nem recomendados para uso doméstico, e juntamente com o modo 3, são os que os utilizadores encontrarão em centros comerciais, em vias públicas ou em locais de trabalho", diz Ramón. As unidades do tipo 4 também incluem carregadores ultrarrápidos, criados especialmente para estações públicas de carregamento de EV exteriores, onde se pode recarregar o veículo durante viagens longas ou em situações em que se tem muito pouco tempo de espera. Com este modo, que pode exceder 250 kW de potência, um veículo 100% elétrico típico seria carregado em menos de 30 minutos.
É importante notar que o carregador e o veículo comunicam continuamente durante o carregamento, de modo a não exceder a potência admissível da bateria. Por outras palavras, um veículo que pode ser carregado a uma potência máxima de 125 kW, mesmo que seja carregado num carregador de 250 kW, nunca excederá 125 kW. O contrário também é verdade; mesmo que o veículo possa ser carregado a 250 kW, um carregador de potência inferior nunca o irá exceder.