O VISION EQXX volta a apresentar uma eficiência energética revolucionária de 7.4 kWh/100 km numa viagem puramente elétrica de Riade ao Dubai

A terceira viagem de longa distância de mais de 1.000 quilómetros realizada no Médio Oriente, com uma única carga da bateria, estabelece um novo registo máximo
Os resultados contribuem para o desenvolvimento contínuo das plataformas elétricas da Mercedes-Benz para satisfazer as necessidades dos clientes em todo o mundo
Demonstração da máxima eficiência energética

Na sua terceira viagem de longa distância de mais de 1.000 quilómetros, o programa de tecnologia VISION EQXX demonstrou que até no deserto árabe não existem obstáculos à eficiência energética. Num percurso desafiante que incluía ruas movimentadas de cidades e deserto aberto, o revolucionário veículo de teste apresentou um consumo de energia elétrica de 7,4 kWh/100 km (8.4 mi/kWh)1. Isto equivale a cerca de 0,9 l/100 km num veículo a gasolina. Com uma temperatura do ar ambiente de até 34 graus Celsius, o VISION EQXX quebrou o seu próprio registo máximo para uma margem considerável.

A terceira viagem do VISION EQXX testa a eficiência no Médio Oriente
O local de partida da viagem na Península Arábica foi o Mercedes-Benz Center em Riade na Arábia Saudita. O destino foi o recém-inaugurado Mercedes-Benz Brand Center no Dubai, no EAU. O percurso de 1.010 km foi realizado num total de 14 horas e 42 minutos. Tendo partido de Riade pelas 4:15 h com a bateria totalmente carregada, o VISION EQXX ainda tinha uma autonomia de 309 quilómetros quando chegou ao Dubai pelas 19:57 h. O percurso passou por áreas urbanas e suburbanas em Riade e no Dubai com trânsito intenso, e longos troços de autoestrada em deserto aberto.

Mais uma oportunidade para testar características tecnológicas como a gestão térmica e o teto solar

O VISION EQXX provou por duas vezes a sua capacidade de percorrer mais de 1.000 quilómetros com uma única carga da bateria (Sindelfingen – Cassis e Untertürkheim – Silverstone). O objetivo desta terceira viagem era maximizar a eficiência em todas as áreas e examinar o desempenho do sistema em condições extremas no deserto. De particular interesse no calor seco do deserto, que pode atingir os 34 graus Celsius, foi a gestão térmica avançada do veículo. O sistema inteligente manteve a cadeia cinemática elétrica e o habitáculo frescos. O sistema de ar condicionado esteve operacional durante a viagem com um impacto negativo mínimo na eficiência energética graças, em parte, à bomba de calor multifonte. Uma versão mais desenvolvida desta bomba de calor está integrada no Concept CLA apresentado no IAA Mobility 2023. Este conceito aproximado da versão de produção antecipa a família de modelos baseada na Arquitetura Modular Mercedes-Benz (MMA) e beneficia de uma ampla transferência de tecnologia do VISION EQXX.

O sol implacável do deserto também permitiu aos engenheiros a oportunidade de examinar de perto o desempenho do teto solar do VISION EQXX. As 117 células fotovoltaicas são utilizadas para alimentar muitos dos aparelhos auxiliares, reduzindo o consumo de energia do sistema de alta tensão e melhorando ainda mais a eficiência global. Na viagem até ao Dubai, o sistema recolheu 1,8 kWh de energia solar, acrescentando cerca de 24 km à autonomia total. A investigação sobre as vantagens desta tecnologia para a produção em série irá continuar. Os dados recolhidos sobre a influência do vento e do sol na eficiência também foram relevantes para a análise comparativa com os testes anteriores. Para além da radiação solar, as medições incluem também o ângulo e a direção da luz solar.

O trabalho de equipa entre o condutor e o assistente inteligente maximiza a eficiência energética

Um dos fatores mais importantes na eficiência de qualquer veículo é e continua a ser a pessoa ao volante. A equipa de condução na viagem de eficiência é composta por especialistas altamente experientes em tarefas de teste específicas. Para ajudar a maximizar a eficiência energética, tiraram o máximo partido do assistente inteligente de eficiência do veículo. O assistente seleciona uma vasta gama de informações disponíveis e sugere o estilo de condução mais eficiente em tempo real. Isto inclui dados como a direção e a intensidade da radiação solar e do vento. Por exemplo, durante ventos cruzados difíceis ao longo da costa nos Emirados Árabes Unidos, o sistema ajudou os condutores a ajustar a velocidade do veículo em conformidade. Para obter o máximo rendimento solar durante as paragens, a equipa estacionou o VISION EQXX alinhado com o sol utilizando o ecrã de informação solar (Tech View).

Um importante embaixador global da mobilidade elétrica que alia a eficiência ao luxo

Mais de dois anos após a sua apresentação, o VISION EQXX continua a ser um atrativo que atrai multidões. Durante esse tempo, também percorreu 23.340 quilómetros, testando a sua tecnologia elétrica pioneira numa vasta gama de condições exigentes da vida real. Numa região frequentemente associada a superdesportivos e SUV de grandes dimensões, as dimensões compactas e as proporções elegantes do VISION EQXX suscitaram grande interesse. O coeficiente aerodinâmico de apenas 0,17 alia-se a um sofisticado design fastback para representar um embaixador altamente desejável da mobilidade elétrica. Da mesma forma, com as infraestruturas de carregamento ainda escassas em muitas partes do mundo, esta foi uma oportunidade valiosa para demonstrar a eficiência elétrica em longas distâncias em condições reais. Outro aspeto importante da estratégia de eletrificação da Mercedes-Benz.

Para além das duas viagens anteriores na Europa, a Mercedes-Benz também levou o VISION EQXX a audiências nos EUA e na China. Isto permitiu aos principais grupos-alvo globais a oportunidade de experimentarem por si próprios um exemplo realista, em estrada, de eficiência elétrica luxuosa e sustentável.


Notícia anterior
Próxima Notícia