Atualização de fábrica over-the-air: função Mudança Automática de Faixa de Rodagem disponível para 15 modelos Mercedes-Benz

Implementação do sistema em 33 países da Europa, num total de 15 modelos
Cerca de 200 000 veículos ligeiros de passageiros podem ser atualizados remotamente através da funcionalidade over-the-air
Função Mudança Automática de Faixa de Rodagem para ultrapassar um veículo a circular à frente na mesma faixa de rodagem
A função aumenta o conforto de condução
O sistema também pode ajudar nas manobras de saída e de mudança de autoestradas e vias rápidas

A Mercedes-Benz está agora a introduzir o desenvolvimento inteligente para a condução parcialmente automatizada na Europa: a função Mudança Automática de Faixa de Rodagem[1] (ALC na sigla em inglês) está agora disponível no pacote de Assistência à Condução Plus em 33 países europeus[2].  Um total de 15 de modelos Mercedes-Benz, nomeadamente o Classe C, Classe E, Classe S, GLC, CLE, EQE, EQS, os modelos EQS SUV e EQE SUV podem agora ser equipados com ALC – diretamente de fábrica e/ou através de uma atualização over-the-air.

Paralelamente à configuração correspondente dos novos veículos, a Mercedes‑Benz está também a disponibilizar a função Mudança Automática de Faixa de Rodagem a cerca de 200 000 veículos já entregues a clientes na Europa. A nova função de assistência pode ser instalada por fases a partir de setembro de 2024 através de uma atualização over-the-air (OTA), ou seja, através da ligação móvel do veículo. Todos os modelos da atual série de modelos do Classe E (214), bem como o CLE Coupé e o CLE Cabriolet, podem ser atualizados desta forma. Isto também é possível para o Classe C e Classe S, bem como para o GLC, EQE e EQS (na variante limousine e SUV) a partir do ano de modificação de 2023*. Os clientes serão notificados da disponibilidade na sua região. A atualização pode então ser iniciada através do assistente de atualização no ecrã do sistema de informação e entretenimento MBUX ou através da aplicação Mercedes me. [3]

A função ALC alarga os mais de 40 sistemas de assistência à condução já disponíveis na Mercedes‑Benz. O ALC permite que o veículo inicie automaticamente uma mudança de faixa em autoestradas e vias rápidas adequadas quando o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC é ativado, para ultrapassar veículos mais lentos ou seguir o itinerário para a próxima saída. A Mercedes‑Benz já introduziu esta função na América do Norte em 2023. Na China, também existe uma versão do ALC para os clientes deste país, desenvolvida pela Mercedes‑Benz China. As versões específicas do mercado são adaptadas às condições regionais do trânsito e aos respetivos requisitos legais; portanto, diferem em determinados pormenores.

Mudança de faixa de rodagem iniciada pelo sistema sem intervenção do condutor

A função "Mudança Automática de Faixa de Rodagem" é fácil e intuitiva de utilizar: o condutor define a velocidade pretendida no controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo (Assistente Ativo de Distância DISTRONIC). O Assistente Ativo da Direção, que também é ligado automaticamente de série, encarrega-se da mudança automática de faixa de rodagem na autoestrada ou via rápida. Uma vez que se trata de um sistema de Nível 2, o condutor continua a ser responsável pela condução do automóvel em qualquer momento.

Os sensores de radar e as câmaras monitorizam constantemente as imediações do veículo, de modo a ultrapassar os veículos mais lentos na autoestrada ou via rápida e, em seguida, regressar à faixa de rodagem original. Além disso, a função também pode iniciar uma mudança automática de faixa de rodagem para manobrar o veículo para as saídas relevantes de autoestrada ou via rápida quando a orientação de itinerário está ativa.

Na Europa, a função Mudança Automática de Faixa de Rodagem está ativa numa gama de velocidade de 80 a 140 km/h. Aplicam-se as seguintes condições: o sistema de navegação deve reconhecer que está a viajar numa autoestrada ou via rápida adequada – a via deve ter pelo menos duas faixas separadas, por exemplo. Além disso, as marcas da faixa de rodagem têm de ser detetadas pelas câmaras do veículo e deverá haver espaço livre suficiente. A função Mudança Automática de Faixa de Rodagem é um sistema de Nível 2, o que significa que o condutor continua a ser responsável pela condução do veículo em qualquer momento.

[1] O sistema MBUX Navigation é um pré-requisito. Os sistemas de assistência à condução e de segurança da Mercedes-Benz são meramente auxílios e não isentam os condutores das suas responsabilidades. O condutor deve respeitar as instruções no manual do proprietário e os limites dos sistemas nele descritos.

[2] Albânia, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia, Montenegro, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia, República da Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido. Por favor, consulte a nota de rodapé número 3 sobre a disponibilidade.

[3] A disponibilidade do ALC e a disponibilidade e âmbito da atualização de software dependem do respetivo mercado, das condições técnicas do modelo do veículo e das configurações e definições individuais no veículo e na aplicação Mercedes me.

*Alteração do ano modelo ocorrida durante 2023, a data de produção pode variar de modelo para modelo.

Notícia anterior
Próxima Notícia