A Mercedes-Benz vendeu 594.600 veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros no primeiro trimestre

Divisão Mercedes-Benz Cars: as vendas no terceiro trimestre atingiram os 503.600 veículos, +1% face ao trimestre anterior, com uma boa dinâmica nos EUA e vendas estáveis na Europa. Vendas de modelos híbridos plug-in com crescimento de +10%

Divisão Mercedes-Benz Vans: as vendas no terceiro trimestre atingiram os 91.100 veículos, em conformidade com as expetativas

A Mercedes-Benz Group vendeu 594.600 veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros no terceiro trimestre num ambiente de mercado difícil. As vendas da divisão Mercedes-Benz Cars continuaram a crescer face ao trimestre anterior, impulsionadas pela disponibilidade de produtos. Contudo, um abrandamento da procura, principalmente na Ásia, afetou as vendas globais. A divisão Mercedes-Benz Vans enfrentou um ambiente de abrandamento no terceiro trimestre, especialmente nos mercados especialmente importantes para a marca, como a Alemanha, EUA e China. Na Europa em geral, excluindo a Alemanha, a divisão Mercedes-Benz Vans registou uma sólida evolução das vendas.

Veículos Ligeiros Mercedes-Benz

As vendas no terceiro trimestre da divisão Mercedes-Benz Cars aumentaram 1% em relação ao trimestre anterior, para 503.600 unidades, e mantiveram-se ao nível do ano anterior, uma vez que as condições macroeconómicas mais fracas, principalmente na Ásia, se sobrepuseram à maior disponibilidade de produtos no terceiro trimestre.

O ambiente de mercado do segmento de veículos elétricos manteve-se moderado, com preços competitivos em mercados importantes. As vendas de modelos híbridos plug-in aumentaram 10% a nível mundial no terceiro trimestre, impulsionadas sobretudo pelo mercado dos EUA.

Tal como referido em setembro, as vendas de veículos topo de gama, em particular, foram afetadas por um abrandamento na China para 61.800 unidades, afetando as vendas de veículos da família Classe S. Contudo, o modelo topo de gama continua a ser o líder incontestável no seu segmento em todas as regiões importantes. As vendas de modelos desportivos Mercedes-AMG aumentaram 8% em comparação com o terceiro trimestre de 2023, graças a uma maior disponibilidade do produto. As vendas do Classe G aumentaram 2% no trimestre, mesmo durante a transição para um modelo totalmente novo, que está a receber excelentes críticas dos clientes. As primeiras entregas do novo Classe G elétrico começaram em setembro. A Mercedes-Maybach apresentou o seu modelo mais recente e desportivo em agosto, o Mercedes-Maybach SL 680 Monogram Series (valores provisórios, consumo de energia em ciclo combinado: 13,7 l/100 km | emissões de CO₂ em ciclo combinado: 312 g/km | classe de emissões de CO₂: G).

As vendas no segmento core aumentaram 4% em relação ao trimestre anterior, para 301.000 veículos, e 4% em comparação com o período do ano anterior, impulsionadas por uma maior disponibilidade dos modelos GLC e pelo lançamento de mercado do modelo CLE.

Com 140.700 unidades vendidas no segmento de luxo de entrada na marca, as vendas situaram-se ao mesmo nível do segundo trimestre, mas abaixo do terceiro trimestre do ano anterior. Este resultado é principalmente impulsionado pelo desenvolvimento do mercado na China e em conformidade com a abordagem de vendas da empresa, orientada para o valor ao invés de para o volume.

As vendas na América do Norte aumentaram significativamente em 29% em comparação com o trimestre do ano anterior, impulsionadas por uma boa dinâmica de vendas no mercado dos EUA após a disponibilidade total dos modelos GLC e novos lançamentos de mercado de modelos da Mercedes-AMG.

As vendas trimestrais na Europa mantiveram-se estáveis, atingindo 158.300 veículos. O desenvolvimento do mercado manteve-se heterogéneo, com uma dinâmica de vendas positiva no Reino Unido, onde as vendas do terceiro trimestre aumentaram 17% em comparação com o ano passado. Na Alemanha, as vendas do segmento topo de gama no terceiro trimestre mantiveram-se estáveis, enquanto os modelos Classe E e GLC revelaram-se populares. A Mercedes-Benz é o líder indiscutível no segmento PHEV na Alemanha.

As vendas trimestrais na Ásia permaneceram fracas, particularmente no segmento topo de gama, com 226.300 unidades vendidas. No terceiro trimestre, o ambiente macroeconómico abrandou, sobretudo na China, o que teve impacto nas vendas globais. Um consumo global mais baixo, especialmente de bens de luxo, e os descontos contínuos, principalmente no segmento de veículos elétricos, afetou as vendas na China. Apesar das dificuldades, a Mercedes-Benz manteve a sua quota de mercado global na China e continuou a ser a principal escolha dos clientes no mercado de veículos de luxo com preços a partir de 1 milhão de RMB. Para melhorar a nossa oferta, o portfólio de produtos do segmento core na China será alvo de mais atualizações de equipamentos inteligentes durante o ano. O novo Classe E foi lançado em outubro na Índia, tendo as vendas globais do terceiro trimestre aumentado 21%.

Mercedes-Benz Vans

Conforme esperado, as vendas globais da divisão Mercedes-Benz Vans atingiram as 91.100 unidades no terceiro trimestre, o que representa -12% em relação ao trimestre anterior e 13% abaixo do terceiro trimestre do ano anterior, principalmente devido ao impacto de vários desenvolvimentos específicos de cada país nos principais mercados, conforme mencionado acima. As vendas no resto do mundo aumentaram 8% em comparação com o ano anterior. Apesar destes desafios, as vendas do Sprinter e do eSprinter mantêm-se com +7% em termos trimestrais e +3% em comparação com o mesmo período do ano anterior, num nível globalmente estável.

No total, a divisão Mercedes-Benz Vans vendeu 78.400 unidades de veículos comerciais, o que representa uma diminuição de 9% face ao trimestre anterior e também uma diminuição de 11% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior. As vendas de comerciais ligeiros de passageiros atingiram um total de 12.700 unidades, o que representa uma diminuição de 24% face ao terceiro trimestre do ano anterior, principalmente afetadas pela remodelação de modelos comerciais ligeiros médios na China, conforme mencionado acima, bem como pela remodelação de modelos comerciais ligeiros pequenos após a implementação do novo (UE) “Regulamento Geral de Segurança II”. As vendas de eVans diminuíram 16% para 4.400 unidades em comparação com o segundo trimestre de 2024 devido à menor procura geral por veículos elétricos em todo o mundo. Apesar do ambiente desafiante no mercado de veículos elétricos, a divisão Mercedes-Benz Vans garantiu uma quota estável neste mercado de 5% em todo o mundo no terceiro trimestre, igualando a quota do trimestre anterior – da mesma forma, a quota de mercado de veículos elétricos na Europa mantém-se estável em 7% em comparação com o segundo trimestre de 2024.

*Comerciais ligeiros de passageiros: os comerciais ligeiros de tamanho médio incluem o Classe V e o EQV, os comerciais ligeiros de tamanho pequeno incluem o Classe T e o EQT 200 (consumo de energia em ciclo combinado: 20,7 - 19,3 kWh/100 km | emissões de CO₂ em ciclo combinado: 0 g/km | classe de emissões de CO₂: A). Os valores indicados foram determinados de acordo com o procedimento de medição WLTP. Os valores indicados referem-se ao mercado alemão. O consumo de combustível, consumo de energia e as emissões de CO₂ de um veículo dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.

*Veículos comerciais ligeiros de mercadorias: os veículos comerciais de tamanho grande incluem o (e)Sprinter, os veículos comerciais de tamanho médio incluem o (e)Vito, os veículos comerciais de tamanho pequeno incluem o (e)Citan

** Europa: União Europeia, Reino Unido, Suíça e Noruega

*** América do Norte: EUA, Canadá e México

Todos os valores foram arredondados. Valores provisórios sujeitos a alteração pendente de relatórios finais.

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